AUTOMARES

Saiba para que serve e quando trocar a correia dentada do carro

Saiba para que serve e quando trocar a correia dentada do carro

On fevereiro 12, 2016, Posted by , In Blog, By ,, , With No Comments

A correia dentada é uma das peças mais importantes do motor do carro. Mas você sabe para que ela serve e como funciona?

Ela atua no motor do veículo, ligando o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato.

Também mantém o sincronismo entre o virabrequim (que transfere a força do motor às rodas) e o comando de válvulas (responsável pela entrada e saída de gases no cilindro).

Se a correia dentada arrebentar, o motor não funciona mais. Em caso de rompimento com o motor em funcionamento, há risco de que peças do motor sejam danificadas. O motor perde seu sincronismo, causando choque direto e desordenado entre seus componentes internos como pistões, válvulas, bielas e cabeçote.

Quando revisar e fazer a troca

Não é possível identificar problemas na correia sem desmontar partes do motor. Por isso, você deve acompanhar a quilometragem ideal para a troca ou ir até uma oficina para verificar o estado da peça.

É recomendado fazer a revisão do conjunto, composto também por tensionadores e polias, de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. A troca depende do estado da correia durante a revisão, mas não deve passar de 60 mil quilômetros.

Esse intervalo pode variar de acordo com o modelo do veículo. Por isso, o ideal é sempre consultar o prazo para troca no manual do fabricante.

Fonte: http://soparaelas.sinoscar.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *